
Assim como Palmeiras e Flamengo, o Colorado, tradicional time de futebol amador de Santo André, resolveu apostar no técnico português Filipe Fernandes Gomes da Silva para a temporada 2022.
O convite para ser treinador surgiu após Fernandes pesquisar nas redes sociais, manifestando o desejo de treinar alguma equipe. Foi aí que conheceu Elias Pereira, integrante da comissão técnica, marcaram uma reunião com a diretoria e oficializaram o desejo dele . Ficou impressionado com a recepção no clube,, ficaram todos na expetativa. “Acho que ainda estão rsrsrs, mas aqui é tudo família, eu não poderia estar mais feliz pois um dos princípios que prezo é o ambiente familiar”.
Fernandes tem 42 anos, nasceu em Espinho, Distrito de Aveiro em Portugal. Residente no Brasil há dois anos e meio, conta que veio aqui a passeio, gostou e resolveu ficar.
Segundo ele, em Portugal o futebol é mais organizado que aqui, o que precisa mudar é a mentalidade. Não é profissional, mas irá tentar passar aos seus jogadores métodos e ideias que já se encaixam no futebol europeu. “Disseram me que no Brasil jogadores amadores só querem jogar aos domingos, treinar não querem, estamos treinando todas as quartas-feiras a noite e tenho tido 19 ou 20 jogadores, então algo já mudou. O diferencial é tentar fazer melhor do que os anteriores, primeiramente tentar fazer algo diferente, “Disse Fernandes.
No retrospecto ele tem o aproveitamento de 50 por cento na Copa Amizade, uma derrota e uma vitória. A estreia não foi das melhores, foi derrotado em casa pelo Flor do Morro por 2 a 1. No jogo seguinte convocou a torcida, conseguiram a vitória diante do Dínamo por 1 a 0.
Como todo treinador sonha alto, pretende fazer o curso de treinadores profissionais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), futuramente comandar uma agremiação profissional como o Santo André, São Caetano, entre outros. ” Ainda irão ouvir falar muito de mim”, finalizou.
Texto: Mauricio Silva
Foto: Arquivo pessoal
“