Na Rua Cafelândia, surgia o Alvorada

fevereiro 28, 2022
Em pé: Leandro, Esquerdinha, Tete, Paulo Jacu e Jadson, agachados: Aeta, Zé Bolacha, Castilho, Xuxa, Bona e Mussum

No ano de 1976, aconteceram alguns fatos que ficaram marcados na história. Nos Estados Unidos a banda Ramones lançava seu primeiro álbum, no Brasil Juscelino Kubitschek perdia a vida em um acidente de automóvel, no Jardim Alvorada, em Santo André , na Rua Cafelândia surgia a Associação Atlética Alvorada.

Pelo fato de ser um bairro novo e não possuir muito lazer e nenhuma agremiação, Sebastião dos Santos ( Manduca), juntamente com seus amigos Moura e Donato ( falecidos), tiveram a ideia e resolveram fazer um jogo com o pessoal da rua, onde a maioria eram da mesma família. Pouco tempo depois surgiu o quarto integrante, seria Sebastião Rodrigues Sales (Tiãozinho), que ajudaria na manutenção do clube. Na década de 1980 o campo que eles jogavam era localizado no Jardim Milena, com o passar dos tempos começaram aparecer as primeiras casas , até o campo desaparecer.

Segundo o atual Presidente, Adriano Oliveira, 43 anos, as cores da agremiação foram escolhidos pelos fundadores. Na trajetória do Alvorada foram duas conquistas importantes, a primeira em 1992, ganharam a Divisão Especial de Santo André, ganhando na final do Sãopaulinho por 1 a 0. Para Oliveira esse foi o melhor time que o Alvorada teve. Nessa época Bona, ex jogador do Santo André jogou para eles. Um fato curioso que ocorreu na decisão, Carlinhos, chegou atrasado. mas escreveu seu nome na história fazendo o gol da conquista.

A segunda conquista foi recentemente, em 2019, foram campeões da Primeira Divisão invictos, derrotando na final o Unidos F.G. por 3 a 2,conseguindo acesso para a elite do futebol amador da cidade. Isso só foi possível com o trabalho da diretoria, Antônio Vieira de Andrade Jr (Diretor de Relações Públicas) e técnico em todos acessos, Harley Senna Dias (Diretor de Esportes), Edmilson da Silva Lima (Diretor Social), Fernando Alves (Diretor de Marketing), Leandro Senna Dias, Vice Presidente, ( Presidente de honra). “O trabalho dessa equipe dura 10 anos, pegaram o time na ultima divisão e levaram a principal, tivemos uma perda muito importante que foi a saída do Luciano Vieira que foi o penúltimo presidente e teve muito importância nessa trajetória”, Confessou Oliveira.

Adriano contou que a paixão pelo clube surgiu desde criança, quando seu pai o levava de caminhão para assistir os jogos. Em 2004 foi jogador do Alvorada, não foram campeões , mas conseguiram subir para a principal divisão. “O Alvorada pra mim é um clube que tenho um carinho muito grande, nasci e fui criado no bairro”. contou Oliveira.

Outro admirador do Alvorada é Cristiano Augusto, 49 anos, falou que quando era jovem jogava no Jaguar, clube rival, quando se enfrentavam sempre era um jogo difícil, que eles tinham um timaço. A primeira sede deles ficava na Rua Cafelândia ” Por ironia do destino atualmente a sede do Alvorada fica na Rua Mirandópolis, onde era a sede do ex rival Jaguar”, declarou Cristiano.

O mandato de Adriano se encerra em 2024, disse que seu principal objetivo é deixar a bandeira do Alvorada sempre no alto, (na Divisão Especial). “Mostrar para bairro que o clube não é só futebol, podemos agregar muito nas ações sociais da nossa comunidade”. Finalizou o Presidente.

Texto Mauricio Silva

Foto: Acervo do clube