
A atuação segura do goleiro Borges durante o jogo e nas penalidades deu o hexacampeonato ao Guaraciaba, que derrotou o Alvi-Negro nos pênaltis por 4 a 1. No tempo normal empataram em 1 a 1. A partida foi realizada na manhã deste domingo (19), no Estádio Bruno Daniel e valia o titulo da da Divisão Especial de Santo André, organizada pela Liga Santoandreense de futebol.
O estádio estava lotado para assistir dois gigantes, de um lado o Alvi-Negro que ganhou os dois ultimos campeonatos, do outro o Guaraciaba que não ganhava desde 2018.
No primeiro tempo as equipes se respeitaram muito, a forte marcação dificultava a vida dos atacantes, Mesmo assim o Guaraciaba tinha mais volume de jogo. aos 10 minutos Kaue cabeceou com perigo, assustou Dida.
O primeiro chute do Alvi-Negro foi aos 14 minutos com Vilanova para fora. O Guaraciaba sõ não foi para o vestiário em vantagem porque o atacante Juliano não aproveitou o cruzamento de Pará, ele chutou nas mãos de Dida. A primeira etapa encerrava em zero a zero.
A segunda etapa iniciou com o Guaraciaba tomando mais iniciativa, aos dois minutos Pará cruzou e novamente Juliano chutou fraco. Aos quatro minutos a surpresa, vacilo da defesa do Guaraciaba, o meia Vitinho chutou rasteiro para colocar o Alvi-Negro em vantagem.
O golo sofrido não abalou o Guaraciaba que ia para cima, aos oito minutos Pará cruzou com perigo, Dida salvou, o goleiro começava a se destacar. Pela direita com Pará e Kauê os ataques do Guara levavam perigo, e foi aos 19 minutos que Pará cruzou na area, o zagueiro do Alvi- Negro cortou com a mão, o árbitro marcou pênalti.
Um minuto depois, Jajá que havia entrado bateu para empatar. O Alvi-Negro sentiu o gol, não arriscava muito e segurava o resultado, aos 37 minutos Borges teve trabalho espalmando cruzamento que levou perigo. O juiz apitou fim da segunda etapa, o campeão sairia nas penalidades.
Nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Borges, que defendeu duas cobranças, seus companheiros marcaram as quatro cobranças, o Alvi-Negro apenas uma. E assim o Guaraciaba conquistava o Hexacampeonato em Santo André, grito esperado há seis anos. Quanto ao Alvi-Negro restou a lamentação de deixar escapar o tricampeonato seguido.
A torcida Fúria Vermelha, que empurrou a equipe em todos os jogos não segurou nas arquibancadas, invadiu o gramado para comemorar com os jogadores.
Texto: Mauricio Silva
Foto: Guima Fotos